Startup da Universidade do Porto disponibiliza plataforma que recria a escola online

talk-direito-exarp
7 Maio, 2020

A Dataeduc, uma startup da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto,  desenvolveu uma plataforma online que integra todas as necessidades de uma escola.

A plataforma permite que os alunos possam assistir a todos os conteúdos das diversas disciplinas, assim como a interação entre toda a comunidade escolar, desde alunos a professores, encarregados de educação, coordenadores e até a secretaria da escola.

Numa altura em que grande parte das escolas estão encerradas devido ao surto de covid-19, os responsáveis pela plataforma acreditam “ que o recurso de aula online será muito interessante nesse cenário. A aula fica gravada, podendo ser acedida posteriormente, e o professor pode aplicar testes, passar notas, entre muitas outras possibilidades”, afirma Rodrigo Faria, cofundador da Dataeduc.

Os conteúdos das diferentes disciplinas podem ser inseridos na plataforma e geridos pelos professores. Por outro lado, esta solução possibilita que, tanto o professor, como o encarregado de educação, possam acompanhar de uma forma muito próxima o aluno.

A aplicação permite, ainda, o envio e acompanhamento dos trabalhos de casa, a criação de fóruns para tópicos específicos, envio de outros materiais complementares – como livros, cartas ou tabelas – e esclarecimento das dúvidas dos alunos.

A Dataeduc disponibiliza uma versão gratuita, que está disponível para todas as escolas interessadas neste serviço.