O novo Conselho Consultivo da NATO conta com investigador da FEUP

23 Julho, 2020

O director do Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi nomeado para integrar o Advisory Board do Conselho Consultivo de Inovação dos Sistemas Não Tripulados Marítimos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Este Conselho, lançado em Maio e composto por membros de diversas áreas de especialização, “tem por principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de soluções não tripuladas com capacidade para operar tanto acima como abaixo de água”, lê-se no comunicado. Trata-se de um investimento inovador neste domínio e que reforça a distinção da NATO, no que diz respeito aos avanços tecnológicos.

Esta iniciativa constituiu uma continuação do trabalho iniciado em 2018, aquando da reunião dos líderes da NATO, em Bruxelas, onde foi apontada “a importância estratégica do domínio marítimo e (…) de investir em novas capacidades não tripuladas”, continua.

“O recém-criado Conselho Consultivo de Inovação é uma contribuição altamente promissora para o esforço da NATO, destinado a alavancar novas perspetivas e pensamento criativo fora dos quadrantes de defesa. Este é um exemplo muito interessante e prático de inovação da NATO”, diz Skip Davis, o vice-secretário geral adjunto da NATO para Investimentos em Defesa, em comunicado oficial.