“O direito sobre si mesmo: 150 anos da abolição da escravatura no império português” foi inaugurada a 10 de novembro na Galeria do Paço, no Largo do Paço, em Braga, e estará patente até 31 de dezembro.
Organizada pela Assembleia da República (AR), em colaboração com a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, a exposição tem como objetivo contribuir para uma reapreciação da abolição da escravidão em Portugal, tendo como pretexto o decreto de 25 de fevereiro de 1869.
Está inserida num conjunto de iniciativas que a Assembleia da República tem vindo a desenvolver no quadro das Comemorações do Bicentenário do Constitucionalismo Português. É fruto da colaboração entre o Parlamento e diversas instituições e especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, que uniram esforços para assinalar a abolição da escravatura.
A exposição “O direito sobre si mesmo: 150 anos da abolição da escravatura no império português” é comissariada por Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro, e apresenta documentos do Arquivo Nacional Torre do Tombo e Arquivo Histórico Ultramarino.
Mais info: uminho.pt