Xperimenta Universidade de Aveiro acolhe cerca de 10 mil visitantes na sua primeira edição

9 Maio, 2019

Cerca de 10 mil visitantes marcaram presença na primeira edição do Xperimenta Universidade de Aveiro (UA), evento anual de demonstração de competências e potencialidades desta instituição de ensino superior, que decorreu a 29 e 30 de abril.

A iniciativa, que teve lugar no Pavilhão Polidesportivo Prof. Dr. Aristides Hall, decorreu em simultâneo com as Competições Nacionais de Ciência (CNC), promovidas pelo PmatE e cujas provas decorreram no Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico.

Após a visita que fez à mostra tecnológica, parte integrante e central do Xperimenta, Paulo Jorge Ferreira, reitor da UA, sublinhou os ganhos mútuos que se conseguiram com a articulação das datas entre os dois eventos.

As CNC, por seu lado, juntaram no campus da UA milhares de alunos que se deslocaram de escolas de vários pontos do país para a fase final das provas. Ao longo dos dois dias, as CNC contabilizaram 8567 alunos participantes de 278 escolas que realizaram um total de 8076 provas.

Colocaram-se à prova os conhecimentos da comunidades escolar nas áreas da matemática, português, inglês, química, física, geologia, biologia e literacia financeira depois de mais de 8 000 estudantes terem participado nas CNC em Rede, a 13 de março.

Na edição de  2019, assinalaram-se 29 anos desta iniciativa, promovida pelo PmatE, projeto da UA para desenvolvimento e aplicação de tecnologias da comunicação na promoção do sucesso escolar desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino superior.

A UA atribuiu, aos primeiros classificados da prova “Mat12”-12.º ano, um prémio de mérito em valor igual ao da propina aplicada na UA para o ano letivo 2019/2020. Aos primeiros classificados das provas “Mat12”-10.º e “Mat12”-11.º, GVIDA e FQuest, a instituição de ensino superior ofereceu a inscrição na Academia de Verão 2019.

 

Fotografia de John-Mark Smith via Unsplash