A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) assinou recentemente protocolos com quatro empresas tecnológicas que irão criar mais de uma centena de empregos na região, nos próximos anos.
O protocolo foi estabelecido com a empresa Critical Software, que já se encontra instalada no Régia Douro-Park, em Vila Real, e com as empresas Arquiconsult, ISOBAR Portugal, World IT, que ficarão sediadas no campus universitário.
Numa primeira fase, estas empresas vão criar cerca de 25 novos empregos, maioritariamente para licenciados, e visam a “captação de talentos” formados na UTAD.
Os acordos foram assinados no âmbito do projeto INOV@UTAD, têm a duração de dois anos renováveis e, destinam-se, sobretudo, a empresas na área das tecnologias da informação que pretendem aprofundar a sua ligação ao ambiente universitário.
Pelo lado da universidade, estes protocolos surgem no decurso da nova estratégia delineada para a Incubadora da UTAD, de aproximar a criação de emprego qualificado em proximidade à formação graduada e pós-graduada oferecida pela instituição de ensino.
Os protocolos incluem também cláusulas de atribuição de prémios de mérito e bolsas de estudo a estudantes da UTAD, estágios académicos, realização de seminários, conferências, colóquios e outros eventos de partilha de conhecimento e ainda desenvolvimento de projetos pedagógicos, científicos e culturais.
Fotografia de Ricardo Sousa via flickr