Foram dados a conhecer no passado dia 21 de abril os resultados do Ranking Mundial das Universidades Sustentáveis, The Times Higher Education Impact Ranking. Algumas universidades portuguesas estão em destaque, sendo o primeiro lugar nacional para a Universidade de Coimbra.
Além da Universidade de Coimbra, que ocupa no ranking ocupa o vigésimo primeiro lugar, juntam-se a Universidades Nova de Lisboa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e as Universidades do Minho, Aveiro e Algarve. De acordo com o Notícias de Vila Real, “este ranking é o único instrumento mundial de avaliação destes compromissos pelas Instituições de Ensino Superior e considera a forma como atribuem a investigação, o ensino, a gestão das instituições e o impacto na sociedade para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.
No caso da Universidade de Coimbra, o cumprimento do ODS 2, “Erradicar a fome”, representou a melhor classificação, tendo sido a terceira melhor no mundo a cumprir este objetivo. Além do ODS2, também o ODS3, “Saúde de Qualidade”, deu destaque à instituição.
Em declarações à Lusa, Amílcar Falcão, reitor da Universidade, disse que os resultados “são um motivo de orgulho e de incentivo, mas são tão encorajares quanto desafiantes porque há muito mais caminho por percorrer do que aquele que já foi trilhado”.