A sessão solene do Dia da Universidade foi o ponto alto das comemorações do dia 22 de março, que depois se abriram à comunidade, através de vários eventos paralelos.
Decorrida no Salão Nobre da Reitoria, com transmissão em direto no canal de YouTube da Universidade do Porto (U.Porto), a Sessão Solene arrancou às 15h, com o tradicional cortejo académico, protagonizado pelos professores doutorados da instituição de ensino.
Já no interior da sala, coube a Fernando Freire de Sousa dar início à cerimónia, naquela que foi a primeira intervenção do ex-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) no Dia da Universidade, na qualidade de Presidente do Conselho Geral da universidade.
Pelo púlpito passaram ainda Luís Braga da Cruz, presidente do Conselho de Curadores, Ana Gabriela Cabilhas, representante dos estudantes, e Maria de Lourdes Zilhão, representante dos trabalhadores.
Seguiu-se a intervenção do orador convidado, papel que este ano coube à multipremiada escritora e poeta, investigadora e professora aposentada da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), Ana Luísa Amaral, recentemente premiada com o prestigiado XXX Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana.
A intervenção de encerramento ficou a cargo do reitor, António de Sousa Pereira, que fez o balanço anual das atividades da universidade e abordou os desafios futuros que se colocam à instituição.