A Universidade do Algarve lançou no passado dia 14 de fevereiro, um sistema partilhado de bicicletas – o Eco Bike –, disponibilizando 100 bicicletas para uso da comunidade académica.
As bicicletas foram adquiridas ao abrigo do Fundo Ambiental (ministério do Ambiente, ENEA2020), no âmbito da promoção de hábitos de atividade física e desportiva e do incentivo às formas de mobilidade ligeira mais sustentável.
Espera-se desta forma aumentar significativamente a percentagem de alunos e funcionários a optarem por modos ligeiros de mobilidade, contribuindo assim para uma sociedade mais saudável e de baixo carbono.
“A mudança de paradigma de uma mobilidade essencialmente motorizada para o uso de modelos de conduta cada vez mais sustentáveis terá de ser feita à custa de um esforço partilhado entre a sociedade civil e os organismos públicos”, refere a instituição em comunicado.
Estas bicicletas poderão ser utilizadas de forma gratuita e temporária, sendo o utilizador o responsável pela Eco Bike. Em complemento está ser desenvolvida uma aplicação informática interativa que mapeia as vias rodoviárias da cidade de Faro consideradas mais seguras pelos ciclistas.