Desde 2017 a Universidade do Algarve (UA) tem tido uma presença assídua nos rankings internacionais. Dos Estados Unidos à China, a UA vem sido distinguida pela qualidade do ensino superior e investigação.
Times Higher Education, Multirank, Shanghai Ranking’s, U.S News & World Report e CWUR – World University Rankings são os quatro rankings que até à data distinguiram a UA, tendo alguns deles feito a distinção por anos consecutivos. A qualidade das áreas de estudo foi um dos pontos de destaque nos rankings, sendo a projeção internacional o fator com maior consenso no destaque dados pelos quatro.
A distinção mais recente foi feita em junho deste ano pelo Young University Rankings, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior com uma idade igual ou inferior a 50 anos. A UA manteve a classificação que já havia obtido em 2018, que a coloca entre as posições 151 e 200, sendo que esta edição contou com 351 instituições.
Os pontos de avaliação são os mesmos do Times Higher Education, organizando-se em cinco áreas — qualidade do ensino e da investigação. as citações dos artigos científicos produzidos, a sua relação com a indústria ou a projeção internacional.
Com 40 anos de existência, a Universidade do Algarve tem como objetivo mostrar que “é bom estudar onde é bom viver”.
Sabe mais sobre a UA aqui.