O Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a comemorar os seus 30 anos de existência. Para comemoração desta efeméride estão previstas várias iniciativas, que acontecem até ao próximo dia 28 de março.
Esta terça-feira, dia 19, será assinalada a inauguração da Livraria NU/NUDA, pelo Núcleo de Estudantes de Arquitetura (NUDA). Já no dia 21, quinta-feira, terá lugar a conversa “NuDA em questão” em que se pretende reunir os ex-representantes do núcleo, de “modo a mapear expetativas e perspetivas diversas”, explica a organização em comunicado.
O ponto alto das comemorações está marcado para o dia 26 de março, com a realização do encontro “30 Anos em Coimbra”. Ao longo do dia, vários especialistas vão debater a evolução do ensino e investigação no DARQ e qual o futuro da Arquitetura na Universidade de Coimbra.
Em simultâneo, irá assistir-se ao lançamento oficial da rede alumni “[r]egressos” que convoca o regresso dos mais de mil arquitetos formados no DARQ. Será a primeira ação de diversas iniciativas com os seus contributos, nomeadamente ciclos temáticos de conversas e exposições experimentais, no ano letivo 2019-2020. O encontro, que tem início às 9h15m, no Auditório da Reitoria, e inclui o lançamento do livro “Centralidade do Real: onze arquitetos, onze textos, onze projetos improváveis”, de Alexandre Alves Costa.
Desde o dia, 13 de março, que é possível ainda visitar, na Sala dos Estudantes, a exposição “Estrutura para Sino “Cabra””, organizada pelo NUDA. “Trata-se de uma mostra que resulta das propostas de alunos do DARQ com o intuito máximo de projetar uma estrutura que dignifique o que em tempos fora o sino “Cabra” da Torre do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra”, realça a organização
O programa das comemorações encerra, no dia 28, com a sessão de “Cinema sob as Estrelas”.
Fotografia de François Philipp via flickr