Universidade de Aveiro reconhecida internacionalmente pelo Desenvolvimento Sustentável

20 Maio, 2021

A mais recente edição do Impact Ranking colocou a Universidade de Aveiro (UA) entre as 200 melhores Instituições de Ensino Superior do mundo face aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A classificação, elaborada pelo Times Higher Education (THE), foi a mais participada de sempre, com mais de 1100 instituições de 94 países (contra as 766 instituições de 85 países que participaram em 2020).

“Para este resultado contribuiu todo o empenho e dedicação dos trabalhadores e estudantes da UA, demonstrando um grande compromisso de apoio aos ODS através do ensino, investigação, transferência de conhecimento, internacionalização e cooperação entre parceiros sociais, alinhados com o plano estratégico da UA”, afirma Luís Castro, Vice-reitor para a Promoção da Qualidade, Comunicação, Eficácia e Eficiência da Universidade, citado em comunicado.

A UA participa neste ranking desde a sua primeira edição, e obteve agora uma classificação de 84,5 em 100 no tópico “Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, a gestão sustentável das florestas, o combate à desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade”. A instituição ocupa a 15ª posição num total de 520, no tópico Água potável e saneamento. Além deste, em sete dos critérios analisados, a UA insere-se “no top 100 mundial”, nomeadamente em áreas como a erradicação da pobreza, a erradicação da fome, energias renováveis e acessíveis, produção e consumo sustentáveis, proteção da vida marinha e da vida terrestre.

O ranking em causa é elaborado para mapear os compromissos das IES face aos ODS das Nações Unidas e a forma como estes estão a ser cumpridos além do seu impacto junto dos estudantes e da sociedade civil. Este ranking é, de acordo com a Universidade de Aveiro “o único instrumento mundial de avaliação com estas características e considera a forma como contribuem a investigação, o ensino, a gestão das instituições e o impacto na sociedade para o alcance dos ODS”.