Universidade da Beira Interior disponibiliza terreno para hortas solidárias

27 Maio, 2021

Pequenos lotes de terreno estão a ser disponibilizados à comunidade académica da Universidade da Beira Interior (UBI), para ser implementadas hortas solidárias. O projeto UBIo Campus foi lançado no passado dia 21 de maio, e consiste numa “iniciativa piloto no domínio da Agroecologia, visando a implementação de um espaço de discussão, experimentação e sensibilização no campus da UBI”, de acordo com informação oficial.

“As hortas solidárias têm como objetivo promover a produção sustentável e, simultaneamente, contribuir para colmatar algumas necessidades dos membros da comunidade Ubiana. Terá como primeiros participantes as duas famílias de refugiados Sírios no Projeto UBI Acolhe/UBI Refugee Project”, segundo a mesma fonte. Parte da produção pode ainda reverter para a Loja Solidária da academia, que disponibiliza bens essenciais a membros mais carenciados da comunidade académica.

O projeto prevê o envolvimento de voluntários, e conta já com a participação de um Engenheiro Agrónomo, funcionário da UBI, que estará dedicado a acompanhar e apoiar os processos produtivos.

A iniciativa insere-se no programa Ser Solidário, formulado em 2018 pela Vice-Reitoria para a Responsabilidade Social da UBI. O projeto “visa ser um instrumento facilitador e dinamizador de ideias e projetos na área da Responsabilidade Social” e, apesar do seu vínculo institucional, é “da comunidade e para a comunidade Ubiana”, diz a instituição.

As inscrições estão abertas, e podem ser oficializadas através do email ubiocampus@ubi.pt.