O interior de alguns edifícios, os laboratórios e espaços de apoio à vida académica da Universidade de Aveiro (UA) podem agora ser vistos sem estar nos próprios locais. Já é possível fazer, a partir do telemóvel – e idealmente com óculos de realidade virtual -, uma visita guiada às três cidades da Universidade de Aveiro e respetivos campi de Santiago e Crasto, Águeda e Oliveira de Azeméis.
Segundo informação divulgada na página oficial da universidade, a ideia passa por “proporcionar uma ideia geral do que se pode encontrar nos campi da UA a quem equacione estudar ou deslocar-se a algum evento da Universidade de Aveiro e esteja geograficamente mais distante ou mesmo no estrangeiro”.
As visitas guiadas foram gravadas em tempo de pandemia, durante a época em que eram ministradas aulas à distância. O vídeo 360º permite, de acordo com a mesma fonte, “olhar para todos os lados e conhecer os nomes dos edifícios e outras curiosidades, mas também experienciar uma visita ainda mais rica se o fizer a partir de um telemóvel, dada a facilidade com que pode mover o ecrã”.
A iniciativa partiu dos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas (SCIRP), que, para a apresentação das escolas de Águeda e Oliveira de Azeméis, contou também com o apoio das professoras Ana Rita Calvão (para a ESTGA) e Silvina Félix (para a ESAN).
A UA salienta que, apesar desta nova possibilidade, a instituição está “totalmente aberta a ser visitada em qualquer altura e de forma gratuita”. As visitas que garantem o acompanhamento por um embaixador já foram retomadas e devem ser marcadas pelo link: https://www.ua.pt/pt/visitas/t