A Universidade de Coimbra quer potenciar a colaboração académica para “intensificar a investigação espacial”. Para conseguir alcançar esse objetivo, a instituição apresentou, no passado dia 5 de julho, a UC.Space – Iniciativa Interdisciplinar para o Espaço da Universidade de Coimbra, que pretende juntar investigadores e investigadoras de diversas áreas para estudar desafios estruturais como “a compreensão das dinâmicas climáticas e pressão sobre os ecossistemas, a meteorologia espacial ou habitabilidade em Marte”.
Sob o lema ‘Exploration drives change’, o projeto agrega os profissionais em quatro grandes áreas de investigação: “Observação da Terra”, “Espaço”, “Tecnologias e Instrumentação” e “Gestão, Ética e Sustentabilidade”, segundo informação divulgada na página oficial da Universidade de Coimbra.
O grupo “Observação da Terra” irá centrar-se na “exploração de dados de observação da Terra para fins científicos (ecologia, geociências, arqueologia, etc.) e operacionais, com forte ênfase no desenvolvimento de novas metodologias capazes de lidar com os desafios colocados pelo novo paradigma do Big Data”. No que respeita ao coletivo do “Espaço” serão abordadas áreas como a astronomia e a astrofísica, as ciências planetárias, origem e evolução do Universo, assim como a física solar, meteorologia espacial e soluções para setores económicos e sociais.
Em “Tecnologias e Instrumentação”, o foco será o “New Space”. Aqui pretende-se apostar “no desenvolvimento de parcerias interdisciplinares focadas no avanço da exploração espacial e utilização e materiais e conhecimento para benefício da vida na Terra, tecnologia e instrumentação para estudo do espaço”, de acordo com a mesma fonte.
Já na área de “Gestão, Ética e Sustentabilidade” a ideia passa por desenvolver investigação que ajude nas vertentes que lhe dão nome já que “a exploração espacial, em sentido lato, coloca desafios únicos que exigem equipas multidisciplinares em articulação com diferentes entidades públicas, empresas e cidadãos”.
Cláudia Cavadas, Diretora do IIIUC e Vice-Reitora para a área da investigação, afirma que se pretende «que a iniciativa UC.Space constitua uma forma agregadora, colaborativa e eficiente, com ligações a instituições de investigação de referência nacionais e internacionais, e ainda a outras entidades nomeadamente com a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), ESA, NASA, entre outras, capaz de potenciar a investigação da UC na área do Espaço».
Todas as informações sobre o projeto podem ser consultadas em https://www.uc.pt/iii/ucspace.