Sara Maia distinguida no Prémio Internacional em Estudos Culturais Virgínia Quaresma

22 Janeiro, 2021

Sara Vidal Maia, docente convidada da ESEC, foi recentemente distinguida com o Prémio Internacional em Estudos Culturais Virgínia Quaresma, na categoria de Melhor Tese de Doutoramento em Estudos Culturais. O prémio, atribuído de dois em dois anos, divide-se em duas categorias: “Carreira” e “Melhor tese de doutoramento em Estudos Culturais”.
A tese de doutoramento distinguida intitula-se “Relações de Poder e Identidade(s) de Género: A sociedade ‘matriarcal’  de Ílhavo na década de 1950” e foi defendida no ano de 2016, no Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e do Minho. Estando o tema diretamente ligado a questões de género e aos feminismos, Sara Maia distingue, em declarações prestadas ao site da ESEC, o privilégio de receber um prémio com o nome de Virgínia Quaresma, “uma mulher de extrema importância na história nacional e além-fronteiras”.
Além do reconhecimento dado a Sara Maia, o filósofo recentemente falecido Eduardo Lourenço mereceu a atribuição do prémio “Carreira”. Esta iniciativa é promovida pela Universidade de Aveiro e conta com o apoio da Rede Internacional em Estudos Culturais (RIEC) e da Rede Nacional em Estudos Culturais (RNEC).