A lista dos investigadores com publicações científicas de maior impacto mundial, a “2018 Highly Cited Researchers”, integra quinze cientistas de Universidades portuguesas.
No total são 4058 os nomes que integram esta lista, em 21 áreas científicas. Este é um ranking elaborado anualmente pela Clarivate Analytics e que incide nos artigos altamente citados, ou seja, os que representam 1% do que se publica internacionalmente. Este ano trouxe a novidade da categoria Cross-Field, que visa identificar investigadores com influência em mais do que uma área científica.
Pedro Areia, Professor Auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, destaca-se nesta área com 2763 citações. Já na área de Ambiente/ Ecologia surge Miguel Araújo, investigador convidado da Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva galardoado, este ano, com o prémio Ernst Haeckel.
Fazem ainda parte desta lista os seguintes investigadores: Lilian Barros (Instituto Politécnico de Bragança), José Bioucas-Dias (Universidade de Lisboa), Miguel Cerqueira (Universidade do Minho), Letícia Estevinho (Instituto Politécnico de Bragança), Isabel Ferreira (Instituto Politécnico de Bragança), Mário Figueiredo (Universidade de Lisboa), Jorg Henseler (Universidade Nova de Lisboa), Luís Pereira (Universidade de Lisboa), Nuno Peres (Universidade do Minho), Alan Philips (Universidade de Lisboa), José Teixeira (Universidade do Minho) e António Vicente (Universidade do Minho).
Fotografia de Green Chameleon, disponível via Unsplash