Região de Aveiro ganha laboratório 5G+IA

24 Novembro, 2021

A Universidade de Aveiro (UA), o Instituto de Telecomunicações (IT) e a Huawei inauguraram um laboratório que vai permitir o desenvolvimento e teste de novas ferramentas assentes em 5G e IA, e que é visto como uma mais-valia para a região e também para a formação de uma nova geração de engenheiros, sobretudo no domínio da sociedade digital wireless.

Inaugurado no último dia 16 de novembro, o novo laboratório de 5G+AI nasceu de uma parceria firmada em julho de 2020. O objetivo desta unidade é promover o desenvolvimento de atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), nas áreas das redes móveis de quinta geração e da Inteligência Artificial.

De acordo com Paulo Jorge Ferreira, reitor da UA, o laboratório terá “um valor inestimável para o avanço da investigação, para o enriquecimento da nossa formação pós-graduada e para a afirmação internacional da UA e do IT”. Para o responsável, a parceira é relevante não só para a universidade, como para a região, com foco na inovação da indústria e na transição digital da sociedade e com o laboratório a afirmar-se como “um passo na direção certa – a olhar o futuro”.

Já José Carlos Pedro, professor na UA e presidente da Comissão de Gestão do IT, enfatiza que o laboratório 5GAlner vai permitir colocar a UA num conjunto de “unidades de investigação, a nível mundial, com acesso a tais instrumentos de investigação científica de ponta”, permitindo cumprir ainda melhor a sua missão ao serviço à comunidade.

Citado em comunicado, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, frisa que “é de interesse estratégico para Portugal beneficiar do know-how da Universidade de
Aveiro e do IT para a criação de um campo experimental na área das telecomunicações”. A iniciativa afirma-se como “projeto relevante para gerações futuras”.

Na inauguração do laboratório esteve também presente Tony Li, CEO da Huawei Portugal, que sublinha a necessidade de um trabalho em conjunto “para desenvolver novos modelos no ecossistema digital”, destacando que o investimento na iniciativa criará “um hub de competências na região”.

O 5GAIner tem a sua base no IT, mas o seu raio de ação abrange outras áreas da região, incluindo o Porto de Aveiro e fábricas instaladas na localidade, como por exemplo, o caso da Bosch Termotecnologia, onde já decorrem testes ao nível de sistemas de produção flexíveis e no controlo de localização.

“A transição digital exige a exploração e experimentação contínua de novas soluções para os diferentes sectores, idealmente em colaborações que envolvam a indústria, a academia e a sociedade”, afirma o reitor Paulo Jorge Ferreira. Adicionalmente, o presidente do IT destaca que “a parceria em curso vai beneficiar a comunidade e fomentar a criação de valor acrescentado e competitividade das empresas, através da criação de conhecimento científico, partilha de novas experiências e da conceção de modelos de negócio inovadores”.