O projeto ClimACT, coordenado pelo Instituto Superior Técnico está entre os 12 finalistas dos EU Sustainable Energy Awards, na categoria juventude. Há menos de um ano o mesmo projeto já havia estado entre os finalistas do REGIOSTARS 2018.
O objetivo do ClimACT passa por responder a desafios emergentes dos dias de hoje como as alterações climáticas, eficiência energética, eficiência de recursos e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Para tal, o projeto coordenado pelo Técnico convocou importantes e recetivos embaixadores: os jovens e as escolas.
Assim e mobilizando o entusiasmo crescente das camadas mais jovens para com estas questões, o ClimACT tem ajudado as escolas a reduzir a sua pegada energética, encorajando mudanças comportamentais nas comunidades escolares. O projeto financiado através do programa Interreg (Interreg Sudoe) e com um orçamento de 1,3 milhões de euros, mobiliza cerca de 14000 estudantes, 2000 pais e mais de 1000 professores em quase 40 escolas em Portugal, Espanha, França e Gibraltar.
Os EUSEW Awards reconhecem o papel crucial do setor público e privado, das ONG e das autoridades nacionais e locais para uma Europa livre de repercussões do clima. Todos os anos a Comissão Europeia distingue as iniciativas mais notáveis no setor energético, e este ano o Técnico poderá ter uma palavra a dizer no lote de discursos vencedores.
Os 12 finalistas dos prémios irão competir em 4 categorias: Envolvimento, Liderança, Inovação e Juventude. Além de um prémio atribuído por um júri, constituído por especialistas, é também atribuído outro pelo público.
Fotografia de Zbynek Burival via Unsplash