O Programa de Mentoria Interpares, promovido pela Universidade do Porto, registou um aumento de mais de 300 participantes relativamente ao ano passado. De acordo com a página oficial da universidade, só este ano, 1881 estudantes (mentores) de vários ciclos de estudo voluntariaram-se para acompanhar 2842 novos estudantes (mentorados). A apoiá-los estão ainda mais de 80 docentes das 12 unidades orgânicas que participam neste programa.
“Entre o ano letivo de 2019-2020 [quando foi lançado o projeto] e o atual, o número de mentores do programa subiu 93% e o de mentorados 81%. Houve, pois, um crescimento exponencial de participantes, apesar de todas as restrições motivadas pela crise sanitária”, diz José Castro Lopes, Vice-Reitor da U.Porto responsável pelos pelouros da Formação, Organização Académica e Ação Social, Saúde e Bem-Estar, citado na página da universidade.
O programa Interpares tem como fundamento a promoção do acolhimento e integração de novos estudantes no arranque da sua nova etapa no Ensino Superior, sejam eles nacionais ou internacionais.”Há uma partilha de informação que facilita não só a integração dos estudantes, como faz com que se sintam mais acompanhados, potenciando o seu bem-estar, o seu desenvolvimento pessoal, o seu sucesso escolar e o seu sentimento de pertença”, realçou o mesmo responsável, à margem do 3.º Encontro do Programa Mentoria Interpares, realizado na Faculdade de Desporto.