Os estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) que pretendam estudar ou estagiar na Europa no próximo ano letivo, através do programa Erasmus, devem iniciar o processo de candidatura até ao próximo dia 21 de março, através do portal NONIO/Inforestudante.
A regra é aplicável a todos os alunos das escolas do IPC, sejam de CTeSP, licenciatura ou mestrado, e que desejem realizar mobilidades internacionais no ano lectivo de 2021/22, uma vez que todas as fases para a concretização das mesmas decorrerão, pela primeira vez, naquela plataforma académica.
Até 21 de março, os estudantes interessados em participar no programa Erasmus+ devem então aceder à plataforma online inforestudante e selecionar o menu “Candidaturas/Mobilidade Outgoing” para realizar a inscrição.
No portal do IPC, bem como nas páginas dedicadas à mobilidade internacional das diversas escolas do Politécnico de Coimbra, os alunos podem encontrar informação sobre o funcionamento e condições do programa.
Para auxiliar o processo de candidatura, o Gabinete de Relações Internacionais dos Serviços Centrais elaborou ainda um guia prático que se encontra disponível na opção “Normas de Procedimentos” do “Baldão Académico” do Inforestudante, bem como no portal do IPC.
De acordo com Maria João Cardoso, pró-presidente para as Relações Internacionais, “a integração da mobilidade internacional na plataforma académica NONIO constituiu uma das etapas do processo de transformação digital em curso na área da internacionalização e que prossegue em estreita articulação com a implementação do projeto europeu Erasmus Without Paper (EWP). Nesta fase, a inclusão das candidaturas a mobilidade na plataforma permitirá concluir a desmaterialização total do processo no IPC, garantindo-se ainda a implementação online do contrato de estudos (Online Learning Agreement – OLA) entre os parceiros da rede europeia do programa Erasmus+”.
O Politécnico de Coimbra disponibiliza ainda aos estudantes outros programas de mobilidade internacional para países não europeus, cuja abertura de candidaturas poderá ainda ocorrer no Inforestudante ao longo dos próximos meses, caso se perspetive uma evolução favorável da pandemia noutros continentes.