Octávio Mateus distinguido com Prémio Alumni Universidade de Évora

3 Setembro, 2019

O paleontólogo Octávio Mateus é o vencedor da primeira edição do Prémio Carreira Alumni UÉvora, tendo sido distinguido “pelo mérito do seu percurso profissional, académico e cívico” e pela “referência” que é “ para os seus pares e para a sociedade”.

Licenciado em Biologia pela Universidade de Évora (UE), o cientista português é doutorado emPaleontologia pela Universidade Nova de Lisboa, onde exerce atualmente como professor de Paleontologia. É ainda investigador Associado do Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, e do Museu da Lourinhã.

Com mais de 200 publicações científicas, o seu interesse pela paleontologia de dinossauros, sobretudo do Jurássico de Portugal, mas também de outros répteis levou-o a realizar escavações em diversos pontos do globo, nomeadamente nos Estados Unidos, Brasil, Gronelândia, Laos, Tunísia, Moçambique, Mongólia, Marrocos e Angola.

As nomeações apresentadas em 2019 foram avaliadas pelo júri em cinco parâmetros: percurso profissional; capacidade de inovação; capacidade de empreendedorismo; contribuição para o desenvolvimento da sociedade numa área específica e contribuição para o reconhecimento da excelência de ensino na UÉvora.

Instituído em 2019, o Prémio Carreira Alumni Uévora distingue anualmente um diplomado pela Universidade de Évora, independentemente do grau académico. A entrega do galardão desta primeira edição realiza-se no próximo dia 1 de novembro, data em que se comemora o Dia da Universidade de Évora.