O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, o aumento do número de vagas no ensino superior para responder a um número histórico de candidaturas. Poderão abrir pelo menos mais 2 mil vagas das cerca de 5 mil que ficaram por preencher nos concursos especiais, de acordo com Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior, e os alunos que se candidataram à 1.ª fase do concurso nacional vão ter três dias na primeira semana de setembro para rever as opções que fizeram.
À semelhança do que aconteceu em 2020, em que se registaram mais de 62 mil candidatos, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) decidiu aumentar excecionalmente o contingente de vagas inicialmente disponíveis – cerca de 52 200 – para responder à procura.
Esta possibilidade, que já tinha sido admitida este ano, caso se verificasse um cenário idêntico, veio a confirmar-se após o parecer favorável da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) e a posterior aprovação em Conselho de Ministros, na última quinta-feira.
Na primeira fase do concurso nacional de acesso às universidades e politécnicos, registou-se, este ano, o recorde de 63 878 candidatos, contabilizando-se mais 1203 do que no período homólogo de 2020 e o valor “mais elevado desde 1996”, de acordo com um comunicado do MCTES a que o Público teve acesso.
Já no parecer da CNAES, segundo aquele jornal, a comissão “frisa que as «alterações legislativas necessárias pelo Governo para possibilitar a reafectação» destes lugares não ocupados «devem ser conduzidas desde já e nos prazos das próximas semanas, de forma a ser ainda possível aumentar vagas”» em tempo útil de serem utilizadas na 1.ª fase, cujos resultados serão conhecidos a 27 de setembro.”
Assim, deverão ser transferidas para o concurso nacional de acesso as vagas que ficaram por ocupar nos concursos especiais das instituições públicas, incluindo vagas para estudantes internacionais, e nos concursos especiais no ensino superior privado.
Será aberto um período especial para que os alunos que já se candidataram possam alterar as suas preferências, se assim o desejarem, ou até concorrerem pela primeira vez.
Em 2020, foram acrescentadas cerca de 4737 vagas ao lote inicial. Destas, foram ocupadas apenas 2445, das quais 120 foram aproveitadas por alunos que não se tinham apresentado à 1.ª fase.