Estão abertas as candidaturas para projetos de voluntariado que se foquem em ações solidárias de apoio à comunidade para colmatar as dificuldades trazidas pela Covid-19. Da redução de contágios à promoção da saúde mental, as propostas apresentadas poderão ser financiadas até ao montante de 400€.
No grupo de trabalho deverão estar pelo menos 3 estudantes do ensino superior, que não têm de pertencer obrigatoriamente ao mesmo estabelecimento de ensino. Esta ação que surge no âmbito do Movimento Transforma Portugal está, ao mesmo tempo, a acontecer no Brasil, onde também tem sido promovida através de diversas instituições de ensino.
Em Portugal, Transforma é uma iniciativa da Fórum Estudante e do Movimento Transforma Brasil, mas conta também com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (através da Direção-Geral do Ensino Superior), do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Fundação “La Caixa”- BPI, entre outros.
Nas palavras de Manuel Heitor, ministro da Ciência, tecnologia e Ensino Superior, o objetivo desta iniciativa é “garantir que todos os estudantes do ensino superior em Portugal participem sistematicamente em acções de voluntariado”, assim como promover a ideia de que as “actividades científicas e académicas no ensino superior” devem ser conciliadas com “a participação em atividades de âmbito social”, como disse numa sessão de lançamento da plataforma no passado dia 14 de janeiro.
O regulamento e a inscrição podem ser consultados aqui.