José Eduardo Gomes, maestro titular da Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), venceu o primeiro prémio da European Union Conducting Competition, um concurso internacional de direção de orquestra que se disputou recentemente na cidade de Sófia, na Bulgária.
Além do primeiro prémio, o maestro português foi distinguido também com o troféu para “melhor interpretação Beethoven”, no evento organizado pelo Bulgária Hall, em cooperação com a Orquestra Nacional Artes, Orquestra Filarmónica Kodaly e Orquestra Sinfónica de Pazardjik.
Competindo com cerca de 300 maestros de todo o mundo, José Eduardo Gomes superou várias rondas de seleção até chegar à final da competição, que decorreu no Conservatório Nacional de Música de Sófia, e onde viria a arrecadar o primeiro prémio. Em segundo lugar ficou Almanzar Sebastian, da Colômbia, seguido do búlgaro Zlatkov Svetlomir e do sul-coreano Jung Hyeju.
Para além do trabalho desenvolvido na Orquestra Clássica da FEUP, José Eduardo Gomes é professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde trabalha com as várias Orquestras.
Foi ainda maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, entre 2016 e 2018, maestro associado da Orquestra Clássica do Sul (2018/2019), maestro titular do Coro do Círculo Portuense de Opera, no Porto (2011 a 2017) e maestro principal da Orquestra Chambre de Carouge, na Suíça, (2008 a 2011).