Investigador da Universidade do Porto vence Prémio AICA de Arquitetura

28 Abril, 2022

O arquiteto Nuno Brandão Costa conquistou o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para Arquitetura 2021. A distinção foi atribuída na sequência da obra do Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto, cujos edifícios foram terminados em 2021.

Criado em parceria com o Ministério da Cultura e a Fundação Millennium BCP, o Prémio AICA/MC/Millennium BCP de Arquitetura foi atribuído ao também professor e investigador da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto por unanimidade, pelo júri presidido por Catarina Rosendo e composto por Luísa Soares de Oliveira, Paulo Pires do Vale, Inês Lobo e Rui Mendes.

Segundo referido na página da universidade, o júri explicou que “a obra [Terminal Intermodal de Campanhã] confirma o percurso de excelência do autor e constitui um marco assinalável na arquitetura portuguesa atual, pelo modo como privilegia os novos sistemas de mobilidade urbana e a consequente regeneração de uma área da cidade afetada, desde o século XIX, pela construção da estrutura ferroviária ainda existente e em funcionamento”.

Este é, por isso, “um dos mais relevantes projetos públicos em curso no Porto, articulando de forma exemplar infraestrutura, topografia e espaço público numa cidade que vai de novo ao encontro do território para a introdução dos sistemas naturais no seu desenho”, disse ainda o júri.

Este projeto foi ganho em concurso em 2017, tendo sido terminada em 2021 a parte da empreitada referente aos edifícios do Terminal Intermodal de Campanhã. Os espaços exteriores ainda estão em fase de finalização.