Foi aprovada no passado dia 7 de setembro pelo município de Almada a concessão de parte significativa dos imóveis do “Forte da Trafaria”. De acordo com o site da Universidade Nova de Lisboa, este servirá para acolher o Instituto das Artes e Tecnologias (NOVA IAT).
“O IAT, que resulta de um consórcio entre a FCT e a FCSH, será uma referência nacional e internacional”, lê-se no site na Nova, “este será o primeiro centro de investigação, ensino e criação artística a nascer na região da Grande Lisboa e que visa a valorização e transferência de tecnologia ligada às Artes”.
De acordo com uma notícia do Público, o imóvel será cedido pelo município de Almada por 50 anos e a zona das celas (Edifício das Celas) será transformada “num espaço de memória aberto ao público”. A concessão dos imóveis foi apresentada pela presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros.
Em entrevista ao Público, citada no mesmo artigo ( Forte da Trafaria renasce como centro de artes e tecnologias da Universidade Nova de Lisboa | Almada | PÚBLICO ), InÊs de Medeiros referiu que assim se cumpre “uma promessa de campanha de instalar neste extraordinário imóvel municipal uma instituição de ensino, que vai permitir não apenas a sua reabilitação como trazer uma nova vida à bela Trafaria”.