“Olha e Vê. Sente e Vive” e “Outros Retratos e Auto-retratos” servem de mote para um ciclo de conferências e uma exposição fotográfica que o INESC TEC, no Porto, organiza no âmbito do projeto SCREEN-DR, sobre o rastreio da retinopatia diabética.
A iniciativa combina elementos informativos sobre o projeto de investigação SCREEN-DR com uma mostra fotográfica, e ainda uma série de conferências sobre o tema da visão, do olhar e da imagem, de um ponto de vista artístico e tecnológico.
Aurélio Campilho, coordenador do C-BER e professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e Renato Roque, fotógrafo e engenheiro de formação, são os coordenadores do conjunto de eventos que compõem esta iniciativa.
No que toca à exposição fotográfica, Renato Roque realizou um conjunto de retratos dos colaboradores envolvidos no projeto e um conjunto de auto-retratos, a partir de imagens do fundo do olho, bem como um vídeo com retratos efetuados durante a recolha das retinografias. Com entrada livre, esta exposição pode ser visitada até ao dia 16 de março, no MIRA Forum, no Porto.
Além do espaço expositivo, haverá também um ciclo de conferências com entrada livre. No dia 9 de março, a partir das 16h, Renato Roque aborda “A cegueira como forma de visão na poesia e fotografia”, enquanto Manuel Valente Alves revisita a “A História da Imagem Médica”.
No dia 16 de março, também a partir das 16h, Fernando Tavares, Aurélio Campilho e Constantino Sakellarides serão protagonistas de três sessões sobre “A imagem médica e o rastreio”, “A imagem médica e a inteligência artificial” e, “Ver a Saúde com outros olhos”, respetivamente.
Fotografia de Dmitry Ratushny via Unsplash