GamEmotion: o jogo que ajuda adolescentes a gerir as emoções, criado por estudante da FEUP

23 Fevereiro, 2021

Pedro França, finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação na Faculdade de Engenharia da U. Porto (FEUP), criou GamEmotion, um jogo de computador que pretende ajudar adolescentes a gerir melhor as suas emoções. O objetivo é promover a saúde mental e prevenir patologias que possam advir da má gestão dessas mesmas emoções.

Pensado e criado em parceria com o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC) da FEUP, assim como com psicólogos com formação no estudo de emoções na adolescência, o jogo “foi concebido para educar e orientar os adolescentes relativamente a seis emoções básicas: felicidade, tristeza, medo, raiva, surpresa e repugnância”, citando o portal de notícias da Universidade do Porto. “O jogo foi, desde o início, pensado como um “serious game” com um foco educacional. No entanto, é importante não descurar a parte do entretenimento, uma vez que é isso que faz com que o jogador não perca o entusiamo”, explica Pedro França ao Notícias UP. O que se espera, no futuro, é que GamEmotion possa vir a ser aplicado em contexto escolar, em diversas instituições de ensino, para que possa ser
testado. Para o estudante natural de Chaves, “este período de transição entre a infância e a vida adulta é o ideal para a intervenção e aquisição de boas práticas de regulação de emoções, podendo evitar perturbações mentais futuras como a depressão, ansiedade, dependência e agressividade”, como conta ao Notícias UP. E é esse o caminho que GamEmotion pretende seguir.