FEUP aposta na comunicação multimédia dos novos cursos

3 Junho, 2021

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) criou uma série de microsites para apresentar os dez novos mestrados em Engenharia aos potenciais alunos.

Através de um conjunto de websites com vários conteúdos, a instituição de ensino está a apostar na captação de estudantes para o próximo ano letivo. Estas páginas disponíveis online apresentam uma abordagem dinâmica de vídeos curtos, entre os quais testemunhos de estudantes e alumni, que incidem sobre diversos aspetos da vivência nos cursos.

Bioengenharia (em conjunto com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática e Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Minas e Geo-Ambiente são os dez mestrados, oferecidos em exclusivo pela FEUP, ou em conjunto com outras unidades orgânicas daquela universidade, que deram o mote a este projeto multimédia. Todos têm candidaturas abertas até 22 de junho.

“Perspetivando o fim dos mestrados integrados e tendo em vista a melhoria da comunicação com o exterior, a direção da FEUP decidiu, no final de 2018, dar início a este projeto. Na sua génese esteve a definição de uma estratégia de comunicação concertada ao nível dos diversos ciclos de estudo. Desta forma, a FEUP disponibiliza os recursos necessários à criação facilitada de uma presença web aos atuais e futuros ciclos de estudo”, referiu Carla Teixeira Lopes, pró-Diretora para a área da Comunicação da Faculdade de Engenharia, citada pelo site da Universidade do Porto.

Já Liliana Carvalho, project leader e coordenadora da área de marketing, apontou que a necessidade de comunicação dos novos cursos trouxe uma oportunidade de reforço do branding da FEUP, acabando o projeto por “refletir uma importante vertente da estratégia de marketing digital da faculdade”. E acrescenta: “Nesta primeira fase, foram produzidos 30 vídeos de cerca de 1 minuto/cada e recolhidos mais de 50 novos testemunhos de estudantes e alumni. Foi um megaprojeto, apenas possível com a colaboração de docentes, técnicos, investigadores e estudantes dos vários cursos, que desde o início apoiaram inteiramente a ideia”.

Ao projeto aderiram também já alguns cursos de mestrado independente (Multimédia, Ciência da Informação, Engenharia de Software e Engenharia de Serviços e Gestão), estando em análise o alargamento aos programas doutorais. “Este será um projeto em constante evolução, seja pela integração de outros ciclos de estudo, seja pela necessidade constante de produção de novos conteúdos digitais ou mesmo de melhoramento do que foi feito até aqui”, prevê Liliana Carvalho.

A par dos microsites de cursos foi também lançado o site “Estudar”, uma nova Plataforma, voltada para o público externo, que funciona como montra de toda a oferta formativa da FEUP e que, em breve, estará também disponível em inglês.