Exposição da FBAUP resgata passado recente das artes em Portugal

25 Maio, 2021

“Transferência de Sabedoria” é o nome da mostra que traz, à Casa Comum da Universidade do Porto, rostos e histórias, contadas na primeira pessoa, de alguns de protagonistas que contribuíram para aquilo que é hoje a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), mas não só. “Eles definiram o que é a prática artística nas suas mais diversas disciplinas, incluindo o design”, pode ler-se numa notícia da Universidade do Porto.

Ao todo, são 50 entrevistas que revelam 50 artistas, entre docentes e antigos estudantes da FBAUP, todos com mais de 75 anos, num projeto, apresentado à Fundação para a Ciência e Tecnologia, que nasceu da consciência de haver uma “insuficiente inscrição” e “uso” daquele que é o “conhecimento individual” e a “experiência dos professores e investigadores aposentados em arte e design”.

Entre os entrevistados estão nomes como Jorge Pinheiro, um dos Quatro Vintes, representado em inúmeras coleções privadas e públicas; Armando Alves, outro dos Quatro Vintes, que continua a trabalhar “das nove da manhã às nove da noite”; Graça Morais, membro da Academia Nacional de Belas-Artes, que recebeu o grau Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Presidente da República Jorge Sampaio, e que tem, em Bragança, um Centro de Arte Contemporânea com o seu nome; o escultor Zulmiro de Carvalho, docente da FBAUP, com uma longa carreira artística; ou a educadora Elvira Leite, “que, “com 83 anos, mantém grande familiaridade com as tecnologias digitais”.

De acordo com Susana Barreto, docente da FBAUP e investigadora responsável pelo projeto, mencionada e citada pela Universidade do Porto, “«Esta é a geração dourada» que marcou a FBAUP, nomeadamente, no pós 25 de Abril, que esteve na origem da criação da disciplina de Design e que também moldou a produção artística contemporânea. Havia, portanto, a necessidade de «ouvir as suas histórias», perceber «como desenvolveram os programas», voltar «à génese do Design»”.

A mostra apresenta retratos dos artistas que foram entrevistados, juntamente com uma novela gráfica, desenvolvida pelos estudantes de Design da FBAUP.

Do Projeto de Investigação “Transferência de Sabedoria: Contributos para a inscrição científica de legados individuais em contextos de reforma universitária e científica” resultou ainda a criação de um livro – Threads of a Legacy – Towards a pedagogical heritage in art and design: the Porto School Of Fine Arts, 1956-1984 – e do website Wisdom Transfer (up.pt), onde ficarão disponíveis todas as entrevistas realizadas.

“Transferência de Sabedoria” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30, e aos sábados, das 15h às 18h. A exposição vai estar patente até ao próximo dia 27 de maio, nas Galerias da Casa Comum. A entrada é livre.