A Universidade da Beira Interior, através do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI), começará a trabalhar em projetos de qualificação de bairros da Covilhã. Este projeto integra-se no programa nacional Bairros Saudáveis, em parceria com a Beira Serra Associação de Desenvolvimento.
A primeira intervenção será na freguesia de Boidobra e o projeto será colaborativo, em conjunto com os moradores, a Junta de Freguesia de Boidobra e a Câmara Municipal da Covilhã. As obras de qualificação incluem ideias propostas pelos estudantes de segundo ano de arquitetura da UBI.
Depois, será feita uma intervenção na freguesia de Teixoso, com o projeto “Pontes”, que irá juntar também os moradores (neste caso um representante do bairro), o Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira, o município da Covilhã e a União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo.
As duas iniciativas são coordenadas pelos docentes Rita Ochoa, Miriam Ruiz Iñigo e Pedro Isaac Brandão, e os projetos serão desenvolvidos em contexto de aula. O grande objetivo é contribuir para a qualidade de vida das 160 famílias residentes e também acolher não residentes.