Estudante da Universidade do Porto fez história nos Olímpicos de Tóquio

4 Agosto, 2021

A nadadora Ana Catarina Monteiro, estudante do Mestrado Integrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), fez história a ser a primeira nadadora portuguesa a chegar a uma meia final nos Jogos Olímpicos. A jovem de 27 anos classificou-se no 11.º lugar nos 200 metros mariposa, o terceiro melhor resultado conseguido nas provas de Natação por Portugal. Mesmo não tendo conquistado um lugar no pódio, a atleta foi recebida com aplausos quando chegou ao Aeroporto de Lisboa, no passado sábado.

A estudante natural de Vila do Conde cumpriu assim um dos seus objetivos, que assumiu após ter garantido o seu lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na altura em que se apurou para a semi-final, Ana Catarina Monteiro afirmou estar “feliz” por conseguir “um resultado histórico para a natação portuguesa”. “O tempo não é o que tenho trabalhado, é um que costumo nadar em ritmo de treino. Não apostei tudo no dia de hoje [27 de julho], sabia que era acessível chegar à meia-final”, disse a nadadora, após finalizar a prova.

Ana Catarina Monteiro estreou-se este ano, pela primeira vez, nas Olimpíadas. No currículo tem já “a medalha de prata conquistada nos Jogos do Mediterrâneo Tarragona 2018, o 5.º lugar obtido no Mundial de piscina longa, um 6.º e um 7.º lugares nos Mundiais de piscina curta, para além de vários títulos e recordes nacionais universitários, que lhe valeram a atribuição do prémio de Atleta do ano da U.Porto em 2017”, de acordo com informação divulgada pela Universidade.