A Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do P. Porto foi, pelo segundo ano consecutivo, a escola com mais curtas vencedoras nos Prémios Sophia Estudante.
A 5ª edição do concurso organizado pela Academia Portuguesa do Cinema, com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), teve como tema “O Som no Cinema”. Os prémios da ESMAD foram atribuídos a “Um Homem não é um Homem Só” de Alberto Seixas, com o primeiro lugar na categoria de Melhor Curta-Metragem de Documentário e a “Memoriam” de Andreia Pereira e Rita Manso, com o primeiro lugar na categoria de ficção. O terceiro lugar foi atribuído a “Ruptura” de Gonçalo Santos, na categoria de Melhor Curta Metragem de Ficção, e o segundo prémio ao cartaz de “Um Homem não é Só um Homem” de Sara Gonçalves, na categoria de Melhor Cartaz.
A Federação das Escolas de Cinema e Audiovisual, criada recentemente, aproveitou a ocasião para se dar a conhecer melhor. Maria José Cortesão, directora do Departamento de Artes e Imagem da ESMAD, considera ser “um passo importante para uma maior colaboração e coesão entre as escolas de cinema”.
No dia 13 de Dezembro a Academia Portuguesa de Cinema atribuiu os prémios aos filmes realizados em contexto escolar, no Rivoli, e os premiados de cada categoria ficam automaticamente selecionados para o grande prémio Sophia Estudante, que será entregue nos Prémios Sophia, a 24 de março de 2019.
Consulta aqui todos os prémios atribuídos.
Fotografia de Erik Witsoe via Unsplash