A Escola Superior de Artes e Design (ESAD) tomou as medidas necessárias para tentar contribuir para a contenção da propagação do vírus COVID-19. Estas medidas implicam alterações profundas na vida de toda a comunidade escolar. Adotam-se agora novos métodos de ensino e a sala de aula passa a ser em casa.
Docentes e estudantes unem-se à distância na exploração de novos métodos de ensino com o objetivo de dar continuidade à ação letiva. Este desafio poderá representar uma contribuição inovadora ao ensino praticado na ESAD. Desde o dia 16 de março, e durante o normal horário das aulas, os docentes mantêm-se em contacto com os estudantes através do Google Classroom ou do email institucional, procedendo à organização do acompanhamento à distância.
Em termos gerais, o Google Classroom será a ferramenta principal que todos os docentes devem utilizar, publicando exercícios, definindo entregas digitais de trabalhos, prazos e colocando os diferentes materiais pedagógicos disponíveis aos estudantes. Em alguns casos, e só quando o docente o considerar útil para atingir os resultados ensino/aprendizagem previstos na Ficha da Unidade Curricular (FUC), será utilizada a ferramenta Google Meet para a realização de aulas em live streaming.
Existe, ainda assim, a possibilidade de uma futura alteração do calendário escolar, mas esta só poderá ser definida posteriormente e depois de ouvidos os diferentes órgãos da ESAD (Conselho Pedagógico, Conselho Técnico Científico, Associação dos Estudantes).
Mais info