ESAD lança open call para projeto exploratório sobre o espaço doméstico

6 Outubro, 2021

A esad—idea, centro de investigação da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), em Matosinhos, está a convidar estudantes de design, arte e arquitetura a partilharem os seus pontos de vista pessoais, registos poéticos e artísticos, diários ou análises, que incidam sobre o espaço doméstico. No projeto Dwelling in Transition — Experiences from Lockdown, propõe-se “uma reflexão, através de uma recolha de experiências/ reflexões/ testemunhos sobre o habitar, na circunstância do confinamento motivado pela pandemia”, segundo informação divulgada pelos promotores.

Nesta open call, é feito o convite para a submissão de trabalhos de diferentes formatos, como desenhos, textos, fotografias, vídeos, “tendo como ponto de partida um conjunto de palavras-chave que evocam a experiência do habitar”.

Em nota enviada ao Exarp, é referido que “habitar é um conceito abrangente, que não se limita ao espaço doméstico (habitação, mobiliário, objetos do dia a dia) e às suas práticas, mas remete também para a nossa relação quotidiana com o espaço da cidade, com os nossos locais de trabalho e lazer e com os espaços intermédios que operam a transição entre eles”. Este desafio visa, por isso, “ativar uma reflexão sobre o habitar em tempos de pandemia, com o objetivo final de construir uma exposição e uma publicação”.

O projeto é coordenado por Ana Sofia Cardoso, Francesca Vita, Maria Milano, Marta Cruz sendo apoiado pela direção-geral das artes.

As inscrições estão abertas até 21 de novembro e podem ser feitas através no formulário disponibilizado na página oficial da iniciativa.