Inaugura no dia 14 de março a exposição Tempos Modernos – Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras – Coleção AM-JMV, na Casa do Design Matosinhos, às 16h00. Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, mantém-se patente até ao dia 6 de setembro.
Constituída por uma seleção de peças da coleção de António Miranda e José Madeira Ventura, a exposição conta com peças de produção cerâmica portuguesa cruzadas com o contexto internacional. Fazem parte desta seleção “manufaturas representativas do tecido industrial da época”, como por exemplo a Fábrica Sacavém, Aleluia, Vista Alegre, Sociedade de Porcelas de Coimbra, entre outras. A curadoria é de Rita Gomes Ferrão, investigadora do Instituto de História da Arte da FCSH-UNL.
António Miranda foi diretor do Museu da Cidade e coordenador do Museu de Lisboa, José Madeira Ventura foi coordenador da Biblioteca do Departamento de História da Arte e da Bibliotca Geral Mário Sottomayor Cardia, da Faculdade de Ciência Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
Podes saber mais sobre esta exposição, aqui.
Fotografia de Skyla Design disponivel via Unsplash