Docente do Politécnico de Setúbal distinguido nos Prémios Científicos ULisboa/CGD

25 Agosto, 2021

O professor jubilado do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Bill Williams, foi alvo de uma distinção no âmbito da edição de 2020 dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos.

O docente, que lecionou na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro durante cerca de duas décadas, viu o seu trabalho reconhecido com uma Menção Honrosa na categoria de Ciências da Educação, “área em que vem desenvolvendo atividade profícua e variada, sobretudo focado na Educação em Engenharia”, segundo o IPS.

Os referidos Prémios Científicos, instituídos pela Universidade de Lisboa em colaboração com a Caixa Geral de Depósitos, visam reconhecer a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade.

Formado em química pela National University of Ireland, especializou-se na área da Educação, tendo desenvolvido trabalho em diferentes países, incluindo Portugal. Também dirigiu cursos à distância em vários países africanos, sob a égide da Organização Internacional do Trabalho.

Doutorado em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico (IST) e membro integrado do respetivo Centro de Estudos de Gestão (CEG-IST), Bill Williams tem produzido conhecimento nas áreas de Engenharia e Ciências da Educação, enquanto membro fundador da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE).

Além de docente, é ainda editor associado de várias publicações de referência a nível mundial, entre elas o European Journal of Engineering Education e o Journal of Engineering Education, tendo sido o primeiro investigador do ensino superior português a integrar a comissão editorial desta revista, editada pela American Society for Engineering Education.