Docente do Instituto Politécnico da Guarda na direção do Conseil Européen pour les Langues

1 Fevereiro, 2019

A docente do Instituto Politécnico da Guarda Profª Doutora Maria del Carmen Arau Ribeiro foi eleita para a Direção do Conseil Européen pour les Langues, juntando-se a um grupo que reune 17 académicos que dirigem esta associação independente.

O Conseil Européen pour les Langues/European Language Council surgiu em Julho de 1997 com o objetivo de melhorar quantitativa e qualitativamente o ensino de línguas e culturas da União Europeia e não só. A ideia da sua criação veio da Stockholm Evaluation Conference, em junho de 1995, organizada pelo Comité Científico em Línguas (SIGMA) e a Comissão Europeia, onde foi pensada a urgência de uma estrutura que conseguisse atender aos problemas de uma Europa multilingue e multicultural, tendo como ponto de vista o ensino superior.

Com a expansão e integração da União Europeia, a associação vê uma necessidade de melhorar a comunicação além-fronteiras linguísticas. Ao longo dos anos foi desenvolvendo o seu trabalho de network, ligando instituições e especialistas para pensarem em conjunto.

No grupo do Conseil Européen pour les Langues já se encontrava o português Manuel Célio Conceição, docente  na Universidade do Algarve, que já esteve na direção da associação enquanto presidente e hoje se encontra nos membros do quadro.

Sabe mais aqui celelc.org/index.html

 

Fotografia de Sara Kurfeß via Unsplash