De 13 a 16 de Julho decorrerá o evento online Digital Media Summer Institute 2020, uma parceria do programa de doutoramento em Media Digitais da NOVA FCSH/FCT e da Universidade do Porto, produzida pelo iNOVA Media Lab. Esta iniciativa “proporcionará um programa de mentoria, especialmente concebido para 12 alunos de doutoramento e/ou investigadores.”
Nos dias 14, 15 e 16, o programa conta ainda com talks abertas e gratuitas, destinadas público geral inscrito, “com designers e investigadores internacionais ligados a práticas relacionadas com cultura digital global, design, arte computacional, ciência, tecnologia e open source”, entre os quais o designer e investigador Ben Stopher (UK), fundador do Institute for Creative Computing, cuja experiência passa pela consultadoria e prática de design digital e computacional, a filósofa e designer Denisa Kera (CZ), que investiga questões relacionadas com ciência, tecnologia e sociedade, a partir de métodos de design, etnografia e prototipagem, e o designer Massimo Menichinelli (IT), que trabalha essencialmente na pesquisa e desenvolvimento de projectos colaborativos, através de ferramentas e processos de design. A Interação Humano-Computador (HCI), a Arte Computacional, o Blockchain, Algorithm Governance, Machine Learning, Digital Fabrication e Visualização de Dados, são os temas propostos para reflexão, cuja abordagem passa pela convocação das artes.
O programa de mentoria destina-se, exclusivamente, a alunos de doutoramento / investigadores, “que durante os quatro dias, irão usufruir de um acompanhamento personalizado, num ambiente de trabalho colaborativo e com a oportunidade única de poderem trabalhar nos seus projectos, sob o olhar atento e a orientação de investigadores de topo internacionais”, lê-se no comunicado de imprensa. Denisa Kera, Massimo Menichinelli, Pedro M. Cruz e Sven Meyer constituem o grupo de orientação. O programa de mentoria conta ainda com workshops e outras actividades de grupo, com vista à partilha de conhecimentos, mas também a uma pausa de intensidade, no que toca à recepção de conteúdos.
As candidaturas para as 12 vagas do programa de mentoria já estão abertas. Será possível recorrer a bolsas, com o objectivo de ajuda de custos de inscrição.
Texto de Raquel Botelho Rodrigues