Dois projetos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa são finalistas do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2019, uma iniciativa que promove a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar. “Delichí” e “Salmar” são finalistas na competição que desvenda o grande vencedor no dia 21 de maio.
O desafia feito aos estudantes do ensino superior passa por desenvolverem produtos alimentares. “Delichí” consiste numa bolacha salgada com farinha de tempeh de chícharo, cebola e ervas, “ideal para um snack nutritivo”, e resulta de uma parceria entre a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Já “Salmar” é salmão conservado em molho escabeche (azeite, vinagre, cebola e pimento) com salicórnia, resultado também de uma parceria do Instituto Superior de Agronomia com o Instituto Politécnico do Porto – ISCAP.
A competição teve 20 produtos a concurso, inseridos em 10 categorias diferentes, provenientes de 11 instituições do ensino superior. A iniciativa que é promovida pela PortugalFoods e conta com o alto patrocínio da Presidência da República, mobilizou mais de 100 estudantes no desenvolvimento de produtos eco-inovadores.
A cerimónia na qual se vai anunciar o vencedor decorre no Centro de Congressos da Alfândega no dia 21 de maio de 2019. Sabe mais sobre esta iniciativa aqui.
Fotografia de Vital Sinkevich via Unsplash