CULATRA 2030, projeto da Universidade do Algarve, premiado pela Comissão Europeia

31 Dezembro, 2020

O projeto CULATRA 2030, que surge de uma parceria entre a Universidade do Algarve, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a CCDR Algarve e o Município de Faro, foi distinguido pela Comissão Europeia como iniciativa exemplo. O projeto coordenado por André Pacheco envolve diversas questões, desde a energia e sustentabilidade à comunidade e a sua vivência.
De acordo com André Pacheco, citado pelo site da Universidade do Algarve, “o valor da iniciativa Culatra 2030 reside na sua estratégia abrangente, que compreende vários aspetos da transição energética, incluindo questões sociais, como a pobreza energética”. De acordo com o investigador, “este modelo participativo [em curso] esta a revelar-se eficaz na melhoria da tomada de decisões, face à situação anterior, que se caracterizava por várias iniciativas dispersas e descoordenadas”.
A Ilha da Culatra é uma das seis ilhas pilotos que receberam apoio do Secretariado Europeu para a criação de uma Agenda de Transição Energética. O relatório do projeto já pode ser lido aqui.