Corredor Cultural do Porto vai dar aos estudantes acesso livre aos museus da cidade

8 Abril, 2021

Um novo projeto para “transformar a universidade num verdadeiro lugar de cultura”. É desta forma que que a Universidade do Porto descreve o projeto lançado em parceria com a autarquia, intitulado Corredor Cultural do Porto.

A iniciativa “pioneira” visa a promoção do livre acesso de estudantes do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, e de todos os países abrangidos pelos acordos ERASMUS + às estruturas museológicas da Universidade, da autarquia portuense e ainda do Museu Nacional Soares dos Reis.

Segundo informação divulgada na página oficial da Universidade do Porto, o Corredor Cultural “pretende ser o primeiro passo para a concretização, numa primeira fase, de um Corredor Cultural Português, passível de ultrapassar as fronteiras nacionais, com cada universidade a assinalar as estruturas aderentes”.

“No futuro, o objetivo é permitir que todos os estudantes universitários europeus possam, independentemente do país de origem, usufruir de um Corredor Cultural Europeu que inclua museus e salas de espetáculo”, de acordo com a mesma fonte.

Além do acesso livre aos museus, os estudantes vão beneficiar de um desconto de 50% no preço do bilhete para espetáculos no Teatro Nacional São João, Teatro Campo Alegre, Rivoli e Coliseu do Porto, bem como no bilhete de entrada no Museu de Serralves.

A iniciativa vai também dar origem, a partir do próximo ano letivo, a novas Unidades Curriculares de Competências Transversais de base cultural ou artística para os estudantes de todas as áreas de formação. Esta ação nasce fruto de parcerias com instituições culturais locais como o Teatro Nacional de São João, a Casa da Música e o Museu Nacional Soares dos Reis.

A estratégia será publicamente apresentada na primeira Cimeira Europeia Universidade & Cultura agendada para os dias 29 e 30 de março. O evento, organizado pela U.Porto e pelo Plano Nacional das Artes, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, vai reunir vários especialistas, bem como responsáveis políticos, com o propósito de discutir o papel crucial e democrático que as artes podem desempenhar na missão das universidades. As ações poderão ser acompanhadas em direto, através do website do evento e do Canal da U.Porto no Youtube.