CIIMAR procura novas vidas para os plásticos no oceano

10 Fevereiro, 2021

É através do projeto MAELSTROM que o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) vai implementar novas formas sustentáveis de remover e reciclar o plástico no oceano. Durante quatro anos, o projeto levará a cabo uma missão para proteger os ecossistemas costeiros.
Como lembra o Notícias Universidade do Porto, o lixo marinho “representa uma importante ameaça à vida aquática e às cadeias alimentares, podendo prejudicar diretamente a espécie humana” e é por isso que os investigadores deste projeto se propõem a limpar “grandes áreas costeiras perto de Veneza, em Itália, e no Porto”.
De acordo com o mesmo site, será através de uma barreira de bolhas de ar e uma grande plataforma robótica que o lixo marinho será removido pelos investigadores do projeto MAELSTROM. Através desta tecnologia, o lixo marinho não só será removido como poderá também ser reciclado e devolvido à cadeia de mercado.
O projeto MAELSTROM é um consórcio internacional liderado pelo Instituto de Ciências Marinhas do Conselho Nacional de Pesquisa de Itália (CNR-ISMAR), financiado pelo Programa Horizonte 2020 da União Europeia, e já começou a ser posto em prática há precisamente uma semana.