O município de Oeiras, no âmbito do Programa de Cooperação Técnica e Científica, que se enquadra no Eixo #2, da Estratégia Oeiras, Ciência e Tecnologia, abriu o processo de candidatura para atribuição de duas bolsas, no valor de cinco mil euros, destinadas a estudantes universitários, que apresentem projectos que impulsionem a criação de “um território mais inteligente e sustentável”. Será possível concorrer até dia 30 de Novembro de 2020.
Pretende-se que estes projectos de investigação, desenvolvidos com base em dados disponibilizados sobre o território deste município, promovam a cooperação com o ensino superior e se sustentem numa das seguintes temáticas: “Adaptação às Alterações Climáticas”; “Ambiente Contruído”, “Prática de Actividade Física e Oferta Qualificada”; “A Utilização dos Dados LiDAR (Light Detection And Ranging)/Laser Scan – Que Desafios?”; “Eficiência Energética na Iluminação Pública” e “Gestão de Resíduos Urbanos”.
Os resultados serão anunciados em meados de Fevereiro de 2021. “Através destas iniciativas, Oeiras ambiciona constituir-se e projectar-se como centro internacional de ciência e inovação, com uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território, integrando dimensões como a educação e sociedade, inovação e, ainda, internacionalização, em articulação com as instituições científicas”, lê-se em “Oeiras desafia estudantes universitários a contribuir para a criação de “um território mais inteligente e sustentável”, artigo publicado em Smart Cities.
Podes consultar o regulamento e candidatar-te, aqui.
Texto de Raquel Botelho Rodrigues