Alunas da UTAD levam Património Cultural de Vila Real à Turquia

13 Outubro, 2021

Quatro alunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) apresentaram na Pamukkale University, da Turquia, a Bil’app, uma aplicação que irá facilitar o acesso à informação sobre Vila Real, da história, cultura e tradições da cidade à inovações recentes e práticas sustentáveis.

A ideia de negócio – da autoria de Catarina Beatriz Serra Pantoja Gomes da Silva, Carolina Fachada de Fernandes Almeida Branco, Mariana Marques Abreu, da licenciatura em turismo, e Laura Coutinho Rosas Fraga, que frequenta o curso de Animação Sociocultural – nasceu num curso, no âmbito do projeto Erasmus+ S.I.L.V.HER (Safeguarding Intangible and CulturaL Values and HERitage), que defende e divulga o património cultural imaterial de Vila Real.

A formação, de 9 ECTS, em regime online e presencial, baseado nos princípios do project based learning, permitiu-lhes formular aquela ideia de negócio. Destinada a residentes vila-realenses, estudantes e turistas, a Bil’app trata-se de uma aplicação que permitirá aos utilizadores descobrir o distrito de uma forma inovadora e numa perspetiva que privilegia o património cultural imaterial. “Assim, muito mais do que a típica lista com museus, igrejas e todo o tipo de património cultural construído, serão partilhados sentimentos, histórias e memórias”, pode ler-se no site da UTAD.

Para que possam agora concretizar este projeto – cujos resultados foram apresentados no terceiro e último workshop de uma semana, no final de setembro, na referida universidade turca –, as quatro estudantes entraram em contacto com parceiros, como a AAUTAD e o Município de Vila Real, bem como procuraram uma plataforma de crowdfunding que permitisse reunir o financiamento necessário para construir a app. Os resultados do trabalho foram apresentados no terceiro e último workshop de uma semana, no final de setembro, na referida universidade turca.

Desde outubro de 2018 que uma equipa da UTAD colabora no projeto Safeguarding Intangible and culturaL Values and HERitage (S.I.L.V.HER), em conjunto com a Universita Degli Studi di Bari Aldo Moro (UNIBA), a Universidade de Pamukkale (PAU), a Hellenic Open University (HOU) e a European Grants International Academy S.R.L. (EGInA).uma organização italiana experiente no desenvolvimento de iniciativas que interligam a cultura e o mundo digital.

A iniciativa, que pretende salvaguardar o património e valores culturais imateriais, materializa-se num curso com as componentes online e presencial, que decorre em Itália, Turquia e Portugal, uma bolsa que permite que dez alunos de cada instituição estude via b-learning nestes três países, e ainda formação extracurricular que permite formular um projeto concreto para promover um património intangível, aproveitando competências digitais.