Ahmed Belkhodja, estudante de doutoramento na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, foi o grande vencedor do Drawing Matter Writing Prize 2021, na categoria “General Archive”.
Natural de Lausanne, Belkhodja está neste momento a desenvolver a sua tese de Doutoramento na FAUP com orientação de Joaquim Moreno. O texto premiado no Drawing Matter Writing Prize 2021 intitula-se “Itsuko Hasegawa, Capturing an Infinite Distance” e dedica-se à análise de doze diapositivos da arquiteta japonesa que integram a coleção do Centro Pompidou. Foi desenvolvido pelo estudante na unidade curricular “Afinidades entre Investigação e Projecto. Representação como matéria, processo e comunicação” lecionada por Filipa de Castro Guerreiro.
Na edição deste ano, o júri foi composto por Adrian Forty, professor emérito de História da Arquitetura da University College London, e pela historiadora, crítica e curadora Briony Fer.
Ahmed Belkhodja mudou-se definitivamente para o Porto em 2013, depois de concluir o curso de arquitetura na ETH Zurich, onde estabeleceu o atelier FALA com Ana Luisa Soares e Filipe Magalhães.