Pelo quarto ano consecutivo, mais de duzentas Escolas Secundárias de todo o país são espaço de feiras, onde as instituições de ensino superior (nacionais e internacionais), nomeadamente a Universidade de Lisboa, bem como empresas, apresentam aos estudantes as suas condições de acesso e a sua oferta formativa. Trata-se do projecto Inspiring Future, organizado pela associação juvenil sem fins lucrativos, com a mesma designação, que procura “inspirar o futuro”. Uma vez que as Escolas Secundárias estão encerradas, devido às medidas de segurança de combate à pandemia covid-19, esta iniciativa readaptou-se. Entre 28 de Maio e 26 de Junho, é possível participar pela plataforma digital.
Os estudantes são convidados a inscrever-se através do site e a visitar os stands virtuais, consultar material informativo e comunicar com as instituições através do chat, entre as 10h00 e as 18h00, nos dias úteis. A ULisboa tem comunicado activamente com os estudantes e criou, para estes, a Landing Page, onde este público pode encontrar a informação necessária sobre os cursos disponíveis, o processo de candidatura, os serviços de acção social, bem como actividades extra-curriculares que a instituição oferece.
A associação acredita que, ao estar ao lado dos/as estudantes, nestes momentos de decisão, cumpre o seu objectivo de “a médio e longo prazo, combater o desemprego jovem e jovens em situação NEET (Not in Education, Employment and Training), satisfazer as necessidades do mercado empregador e impulsinar a economia com uma mentalidade mais empreendedora e positiva”, lê-se na página desta.
*O Artigo segue as normas do Antigo Acordo Ortográfico
Texto de Raquel Botelho Rodrigues