Até 31 de dezembro podes visitar a exposição “Monstros Marinhos”, organizada no âmbito das comemorações dos 20 anos do CIIMAR e da campanha Ocean Action, com curadoria de José Teixeira. Esta exposição é composta por numerosas esculturas construídas pelo artista Ricardo Nicolau de Almeida com plásticos apanhados nas praias do grande Porto.
A exposição recorre a estes materiais para recriar um fundo do mar, composto por grandes criaturas imaginárias e coloridos monstros marinhos que invadem o nosso Oceano, construir um conjunto de figuras e máscaras humanas que compõe a “sala dos idiotas”, e compilar um sem número de pequenas instalações e peças de cariz quase museológico, que utilizam a história individual e a natureza de colecionismo de cada uma das peças de plástico, jogos de cor e de forma, a repetição e quantidade esmagadora de diferentes objetos de uso diário, para alertar para um problema de dimensões alarmantes.
A exposição retrata um admirável novo normal, em que o plástico passou a fazer parte integrante dos ecossistemas aquáticos. O exercício de recolha e análise, transforma-se num processo criativo de auto-conhecimento e auto-crítica. Estes monstros marinhos pretendem atuar ao nível das sensações e emoções dos visitantes, e incentivar assim a reflexão crítica sobre o nosso contributo para problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis.
Mais info